O QUÊ VOCÊ PROCURA?

QUAL A CLINIPOM MAIS
PRÓXIMA DA SUA REGIÃO?

ABEPOM - Associação Beneficente dos Militares Estaduais

O que é Nutrição Funcional?

08/05/2019

Visualizado por 2322 pessoas

O que é Nutrição Funcional?

É uma área do conhecimento da ciência da nutrição, que busca entender os efeitos dos alimentos no organismo. Sua finalidade é manter o equilíbrio fisiológico, estrutural e emocional. É baseada em princípios centrados no paciente, sua individualidade bioquímica e suas interconexões em teia, visando o equilíbrio dinâmico e saúde com uma vitalidade positiva.

Entende-se, que cada pessoa é um ser único e reage de forma diferente dependendo da sua herança genética, essa área da nutrição não se resume apenas em conhecer as doenças de origem conhecida por parte do paciente, mas alterações precoces nas funções orgânicas, que podem evoluir para doenças crônicas ao longo da vida. O profissional engajado nessa área atua através de perguntas e análises, tais como:

- Quais são os nutrientes que o indivíduo não tem, mas que deveria ter e quais têm demais e estão atrapalhando?
- Como está o sistema imunológico? Alergia alimentar é uma reação imunológica contra um antígeno e o alimento é maior carga antigênica ao sistema.
- Há presença de alguma inflamação?
- Há processo de alergias instaladas?
- Alguma hipersensibilidade alimentar ou autoimunidade acontecendo?
- E a parte energética? Como está o funcionamento mitocondrial, a produção de energia para as células, por que o paciente se sente cansado, fadigado.
- Como está o equilíbrio redox, que é a formação de radicais livres?
- Outro sistema fundamental que precisa estar funcionando de maneira ótima, é a parte gastrointestinal. O intestino é muito mais do que evacuação, digestão, excreção, absorção, é, ainda, neutro detox, imuno e endócrino. Possui 7 (sete) funções fundamentais que precisam estar em equilíbrio, por isso ele é considerado nosso segundo cérebro e, é importante salientar, que todo processo de doença tem inicio no intestino. Manter a saúde gastrointestinal é prevenção de doenças.
- As nossas membranas celulares são feitas de gorduras, que tipo de gordura o paciente consome?
- Hoje sabemos que o consumo de ômega 6 é muito maior para a proporção de ômega 3, e o que isso influencia em sua vida?
- O aspecto comunicação que são neurotransmissores e hormônios, como as células se comunicam entre elas, a concentração, os níveis de hormônios e neurotransmissores e todos os aspectos mentais, emocionais e espirituais?
- Entender os aspectos tóxicos, ou seja, como nós lidamos com as toxinas do meio ambiente que são os agrotóxicos, poluentes, os pesticidas, os medicamentos. Um aspecto é a exposição e outro é como eliminamos.
- Como nosso corpo gerencia tudo isso exatamente? O fígado é um órgão que possui importante função no processo de bio transformação, quando não mantemos a integridade deste órgão, essa carga toxica geram modificação genética. Nosso trabalho é entender como as pessoas lidam com essas substâncias, para que não ocorra um processo de doença.

A importância da alimentação é descrita há vários séculos, então, se o alimento é a causa das suas doenças é também a sua cura e, no dia em que as pessoas tiverem essa consciência, a mudança dos hábitos alimentares será um processo crucial para a prevenção e cura das suas doenças.

Nutricionista Nazareth Damin - CRN 2751